Translate

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Orquídeas nos jardins



Beleza e variedade de cores e detalhes fazem com que as orquídeas sejam extremamente cobiçadas pelas pessoas. Algumas são fáceis de conduzir, outras exigem cuidados especiais, porém até mesmo em sacadas e varandas podemos cultivá-las.
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.
Epífitas, na grande maioria, crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar a luz, pois não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Existem também belíssimas orquídeas cultivadas na terra.
Pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas, além do uso ornamental. Entre seus poucos usos, é difundida a produção da baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla, limitado pela produção de um composto artificial similar, de custo muito inferior.
Para ornamentação, uma pequena parcela das espécies é mais utilizada, pois a grande maioria apresenta flores pequenas, se bem que nas menores orquídeas é que está presente o grande preciosismo de detalhes, que são observados pelos olhares mais atentos. Por outro lado, das espécies vistosas, os orquidicultores vem obtendo milhares de diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.
Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em colecionadores que se organizam em associações orquidófilas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo. Estas sociedades geralmente apresentam exposições de orquídeas periódicas, contribuindo muito para a difusão do interesse por estas plantas e induzindo os cultivadores profissionais a reproduzir artificialmente até espécies que poucos julgariam ter algum valor ornamental, o que contribui para diminuir a pressão sobre a coleta das plantas ainda presentes na natureza.
Na elaboração de projetos paisagísticos, é muito comum encontrarmos a expectativa dos clientes por um canto que possa acomodar suas orquídeas. O interesse surge aos poucos, quando ganham ou compram alguns exemplares e passam a observá-las com mais cuidado.